Compartilhe:

Como funciona?

O Mapa do Impeachment é uma ferramenta criada por voluntários do Vem Pra Rua para mobilizar a sociedade civil em prol do status do impeachment da presidente Dilma Rousseff, deixando clara a posição dos parlamentares em Brasília sobre o assunto.

O Impeachment da Presidente Dilma é um processo jurídico e político e sua aprovação pelo Congresso Nacional é a vontade popular - e assim, o Movimento emprestará seu apoio aos parlamentares que já se manifestaram a favor do mesmo, cobrará os indecisos por uma decisão e, principalmente, exporá os que são contrários ao impeachment, para que os eleitores possam conhecer suas posições.

Desenvolvido pela equipe de tecnologia do movimento, o Mapa do Impeachment é resultado de um intenso trabalho de pesquisa e cruzamento inédito de diversas fontes de dados públicos, entre elas a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, o IBGE, o Registro.br, além do site de busca Google e das redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Os parlamentares são classificados de acordo com sua opinião sobre o impeachment, da seguinte forma:

Os indecisos

Se o parlamentar está indeciso com relação ao Impeachment, você pode entrar em contato com ele para cobrá-lo por seu posicionamento. Com as informações que já são públicas, é inaceitável um parlamentar não se posicionar.

Use os dados do parlamentar para escrever a ele, telefonar, postar nas suas redes sociais, cobrando seu posicionamento.

Os contrários

Se o parlamentar é contra o impeachment, você pode expor esta realidade a quem quiser: sua rede de amigos, mídias sociais, etc. Você pode ainda entrar nas redes sociais do parlamentar para expressar sua opinião.

Os favoráveis

Se o parlamentar é a favor do impeachment, você pode apoiá-lo em suas redes sociais.

Por onde começar?

Um bom começo é você acessar os parlamentares do seu estado, cobrar posicionamento dos indecisos, e questionar os que estão contra.

Você também pode ver o número de votos que cada parlamentar teve na cidade em que você mora. Isso mostra os redutos eleitorais dos candidatos. Lembre-se que a opinião dos parlamentares em seus redutos eleitorais tem muito valor para eles.

E se eu tenho pouco tempo?

Sugerimos que você vá direto para a Bola da Vez, clique num parlamentar, e entre em contato com ele por qualquer dos meios que o Mapa oferece: telefone, email, Facebook, Twitter, etc.

Sempre que tiver 5 minutos livres e quiser exercer cidadania, cobre de um político seu posicionamento.